Yoga e doenças relacionadas ao estresse

 

    Novas pesquisam comprovam que as práticas de yoga aliviem os sinais e sintomas da depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

     O levantamento foi feito com 19 estudos e mais de 1.000 pacientes com diagnóstico de diferentes transtornos mentais. Os resultados indicaram que os praticantes de yoga tiveram maior redução dos sinais e sintomas depressivos em comparação com os que não fizeram o tratamento. Além disso, foi observado um efeito proporcional à dose: quanto mais sessões de yoga durante a semana, maior a redução dos sintomas depressivos.

    "Após revisar todo o corpus científico disponível sobre os benefícios das posturas de yoga para a saúde mental, descobrimos a prática de yoga ajudou a reduzir os sinais e sintomas da depressão", disse ao Medscape a pesquisadora do estudo Jacinta Brinsley, da South Australia University.

     "Identificamos também que pessoas que fazem yoga com mais frequência têm reduções mais expressivas dos sintomas. No entanto, a duração de cada sessão não indicou maiores alterações. O que importou, de fato, foi a frequência da prática semanal", acrescentou.

      Através de estudos recentes, constatamos que a prática regular de yoga e meditação por aproximadamente meia hora, já faz uma diferença significativa na saúde física e mental de quem pratica.

 

Depressão

     Depressão é uma doença e, como tal, nem sempre é possível evitar que ela se instale. Mas sintomas depressivos podem ser causados por estresse e isso sim pode ser evitado.

       Antes, no entanto, vamos entender por que o estresse causa depressão. “Excesso de estresse não é apenas ansiedade”, explica o psiquiatra Dr. Geraldo Possendoro. “É uma situação que ocorre quando a pessoa está exposta a uma ansiedade crônica, repetida”. 

      Funciona assim: toda vez que você fica ansioso, seu organismo libera um hormônio chamado “cortisol”. “Esse é um hormônio importante, que tem um papel que nos protege”, afirma o médico. “Quando estamos ansiosos, o cérebro entende que estamos sob ameaça. Ele aumenta o cortisol, que aumenta a glicose sanguínea. A glicose sanguínea é o combustível que faz com que nós possamos andar, falar ou até fugir e lutar numa situação de ameaça”, explica Possendoro.


       Ou seja, o cortisol é uma coisa boa. Desde que seja com moderação. “Então, esse mecanismo, quando é acionado repetidamente, prejudica o sistema imunológico e aumenta a morte celular, principalmente de neurônios”, diz o psiquiatra.

Sim, cada vez que você se estressa, você perde neurônios. Quer mais motivo que esse para tentar ficar calminho?

        Estresse a longo prazo gera ansiedade, depressão, queda de cabelo, alergias,  infecções frequentes e até câncer. 

     A ansiedade atinge cerca de 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é o País com maior número de pessoas ansiosas do mundo.

 

Como esse curso pode ajudar?

      Se essas doenças na maioria dos casos são causadas por distúrbio hormonal, como podemos equilibrar nosso sistema glandular de forma saudável? É aí que o yoga atua de forma muito efetiva.

       O Ás’taunga de Ananda Marga, trabalha diretamente sobre o sistema glandular. Em pouco tempo de prática, é possível sentir uma diferença muito significativa no estado emocional e físico do praticante.

Cada indivíduo tem uma estrutura corporal particular, assim como aspectos psicológicos, capacidade física, diferentes hábitos e tempo disponível. É respeitando tudo isso que ensinamos o aluno as posturas específicas para ele. Portanto não é necessário fazer diferentes posturas para ter um bom resultado.

         Aquele que busca o curso para autotransformação e saúde, receberá conhecimentos e dicas para se estabelecer em uma nova vida. O yoga da Ananda Marga não é apenas posturas e meditação, temos diferentes práticas que proporcionam saúde e vitalidade, além de uma filosofia moderna que busca inspirar e motivar quem pratica.

          O ser humano é um ser social, mas hoje parece cada vez mais difícil o convívio entre as pessoas, talvez porque estamos sendo cada vez mais bombardeados de informações, quando o que mais precisamos é viver melhor com nós mesmos e com o mundo. Para isso devemos aprender como lidar com tudo isso de forma mais amável e harmoniosa.

            Para seguirmos em frente com mais força de vontade, precisamos de metas de uma meta mais profunda de vida. E para ter ainda mais saúde, precisamos nos alimentar bem. 

            Este curso irá te dar todas as ferramentas para a construção de uma nova etapa em sua vida.

Afinal, é muito difícil traçar essa jornada sozinho, portanto, estamos aqui para ajudar e motivar você.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes adicionais:

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1245030-5603,00-VEJA+DICAS+PARA+CONTROLAR+A+ANSIEDADE+E+SINTOMAS+DEPRESSIVOS.html#:~:text=Funciona%20assim%3A%20toda%20vez%20que,que%20aumenta%20a%20glicose%20sangu%C3%ADnea.

https://login.medscape.com/login/sso/getlogin?lang=pt&urlCache=aHR0cHM6Ly9wb3J0dWd1ZXMubWVkc2NhcGUuY29tL3ZlcmFydGlnby82NTA1MDgw&ac=401